Postagens

Mostrando postagens de abril, 2021

Lenir de Assis defende repasse maior em programa de transferência de renda

Imagem
A vereadora Lenir de Assis (PT) defendeu durante a sessão um repasse maior do programa. "Temos uma conversa com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, e suas assessorias, sobre o valor do programa, sobre a necessidade de encaminhar a esta Casa um projeto de lei ampliando significativamente esses valores, que hoje estão em R$ 85 e R$ 107,60, haja vista o empobrecimento da população de Londrina e a ampliação de pessoas que precisam desse benefício", afirmou a presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara. Para ler o texto completo do jornal Folha de Londrina, clique AQUI .

Construção da Escola do Assentamento Eli Vive I

Imagem
  A vereadora Lenir de Assis (PT)  apoia a construção da escola, reinvindicação antiga das 501 famílias assentadas. O parque infantil é uma indicação da vereadora, com adesão de outros parlamentares. Lenir de Assis afirmou que as obras são resultado de muita luta dos assentados/assentadas. Ela parabeniza a liderança de Edelvan Carvalho e Sandra Ferrer, a Flor. "Essas obras são necessárias para o assentamento, fruto da reforma agrária, e que se tornou referência de organização, de produção e de agricultura familiar."

Pela valorização do professor e da escola !

Imagem
Reprodução/APP Sindicato Trabalhadores da educação foram atacados, covardemente, em 2015, pelo governador Beto Richa, mas o massacre não parou. Ele está na terceirização, no fim da carreira dos funcionários, na falta de concurso público, na pressão, no assédio, na redução de disciplinas de Humanidades, nos cinco anos sem reposição da inflação,  no congelamento de salários, no fechamento de turmas, na militarização das escolas entre outras medidas que atacam a educação. Chega de massacre!

Vereadora indica formas de participação para a elaboração do PPA

Imagem
Plano Plurianual contempla o período de 2022-2025; hoje, (dia 29), a live tem como tema "Políticas de Meio Ambiente e Agricultura" Conferência de Saúde de Londrina 2019. Foto: Reprodução/Sindicato dos Bancários “Criação de canais de escuta, ou aproveitamento de linhas telefônicas já existentes para o envio de propostas por telefone. Utilização ou criação de ferramentas adequadas para a discussão, garantindo o direito à fala entre todos os participantes. Elaboração de material de orientação para ingresso e permanência nos debates online, com instruções acessíveis.” Essas são algumas das propostas feitas pela vereadora Lenir de Assis (Partido dos Trabalhadores) para a Prefeitura de Londrina, na elaboração do Plano Plurianual 2022-2025. A metodologia definida pelo Executivo consiste em dois principais momentos para a participação popular. O primeiro é um formulário online, em que qualquer londrinense pode apresentar suas sugestões. O segundo é uma transmissão ao vivo realizada t

Segurança alimentar é tema de quatro projetos da vereadora Lenir de Assis

Imagem
Os projetos foram protocolados na Câmara Municipal de Londrina nesta semana; a tramitação pode ser acompanhada pelo site da Casa Segurança alimentar, com enfoque no enfrentamento à fome e o combate ao desperdício de alimentos, é o tema de quatro projetos de leis da vereadora Lenir de Assis (Partido dos Trabalhadores), protocolados nesta semana. As propostas estão em tramitação no legislativo municipal. Abaixo a relação dos quatro projetos e suas súmulas. PL 79/2021 - Súmula: Institui medidas de combate ao desperdício de alimentos no âmbito de bares, restaurantes, padarias e congêneres e dá outras providências. Para acompanhar a tramitação, clique AQUI. PL 66/2021 - Súmula: Institui no Município de Londrina medidas voltadas ao combate do desperdício de alimentos e de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências. Para acompanhar a tramitação, clique AQUI . PL 80/2021 - Súmula: Institui medidas permanentes de estímulo da compostagem dos resíduos orgânicos no

Projetos de leis visam garantir segurança alimentar em Londrina

Imagem
Propostas da vereadora Lenir de Assis têm objetivo de enfrentar a fome, combater desperdício de alimentos e fortalecer iniciativas comunitárias Foto: MST/Reprodução. A vereadora Lenir de Assis (Partido dos Trabalhadores) protocolou ontem (dia 27), na Câmara Municipal, projetos de leis que visam a segurança alimentar em Londrina. O foco dos projetos passa pelo enfrentamento à fome e o combate ao desperdício de alimentos. Para a vereadora, a proposta garante segurança aos estabelecimentos comerciais na doação e contribui para combater a fome na cidade. Lenir de Assis ressalta que esse é um momento de crise sanitária, econômica e social. “O combate à fome deve priorizar alimentos saudáveis produzidos com o menor impacto no ambiente e, ao mesmo tempo, fortalecer iniciativas comunitárias”, afirma a vereadora. “É preciso reduzir o desperdício de alimentos.” O Brasil saiu do mapa da Fome das Nações Unidas em 2014, a partir de um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e

Entidade de Utilidade Pública: relatório até 30 de abril

Imagem
Os relatórios são referentes às atividades de 2020 e, por lei, a entrega é obrigatória para a manutenção do título de utilidade  pública. O relatório deve ser envidado pelo e-mail governo@londrina.pr.gov.br. Informações na Prefeitura pelo telefone 3372-4004, das 12h às 18h .

"Todos os camponeses lançam no solo a semente boa"

Imagem
A declaração é do padre Dirceu Fumagalli, da Coordenação Colegiada da Comissão Pastoral da Terra Paraná (CPT-PR). Ele lembra a diversidade dos camponeses: assentados, pequenos agricultores, caiçaras, faxinalenses. "Os camponeses e camponesas lançam no solo a semente boa, a semente crioula, a que vai germinar e produzir comida, frutos." Confira o último vídeo da série "A Solidariedade da Nossa Gente", realização do mandato da vereadora Lenir de Assis.

"Na terra, o que a gente planta, ela dá"

Imagem
  O agricultor Antonio Geraldo Pieroli diz que o Brasil é privilegiado em relação à terra, porque tudo que se planta, colhe. "A terra é de onde o agricultor tira o seu sustento. A terra é nossa mãe", complementa Maria Santa, esposa do seu Antonio. O casal mora no Sítio Ouro Fino, no distrito rural de de São Luiz, em Londrina (PR). Confira o vídeo na série "A Solidariedade da Nossa Gente."

Quais os desafios da participação popular?

Imagem
"Desafios da participação popular no atual contexto". Este é o tema de um evento que o PT Londrina e o mandato da vereadora Lenir de Assis realizam amanhã, dia 21, às 17h. As reflexões iniciais serão apresentadas pela assistente social Márcia Pastor, professora e doutora em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ela tem experiência na área de Serviço Social, com enfoque em temas como gestão de políticas sociais, movimentos sociais, controle social, direitos sociais e política de assistência social.

Pelo direito dos indígenas à terra e à vida com dignidade

Imagem
No Brasil, o Dia do Índio - como data comemorativa - foi criado pelo presidente da República, Getúlio Vargas, em 1943 Segundo Cláudio Fernandes, no site Brasil Escola, "o 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas." Para continuar lendo, CLIQUE AQUI .

"Estamos produzindo alimentos com qualidade"

Imagem
  "Em pleno abril vermelho, estamos aqui para dedicar esse mês de luta aos nossos companheiros tombados." A declaração é da Sandra Costa Ferrer, a Flor, coordenadora Executiva da Associação das Mulheres Camponesas do Assentamento Eli Vive, Londrina (PR). "Em plena pandemia, estamos produzindo alimentos com qualidade, alimentos sem veneno. É um trabalho árduo." Confira o vídeo na série "A Solidariedade da Nossa Gente."

Mandato cria espaço para a "Solidariedade da Nossa Gente"

Imagem
  A vereadora Lenir de Assis (Partido dos Trabalhadores) ressalta a importância do MST (Movimento Sem Terra) na produção e distribuição de alimentos de qualidade para ajudar a combater a fome. "A solidariedade da nossa gente está espalhada por várias partes, por vários movimentos, entidades, organizações de coletivos da nossa cidade." E é com esse mote “Solidariedade da Nossa Gente”, que o mandato da vereadora Lenir de Assis lança um espaço para divulgar ações de enfrentamento à fome. “Nesse espaço, queremos divulgar essas iniciativas, para que todos nós, o povo solidário de Londrina conheça e contribua”, afirma a vereadora. “A fome nos causa indignação.” A primeira reportagem é "Assentamentos do MST doam 22 toneladas de alimento em Londrina". O texto foi publicado hoje (dia 17), que marca o Dia Internacional da Luta Camponesa. A data lembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, quando a PM do Pará matou 19 trabalhadores sem terra e feriu outras dezenas. Para ler a re

Dia Internacional da Luta Camponesa

Imagem
Seis assentamentos e quatro acampamentos do MST doaram,  neste sábado (dia 17), 22 toneladas de alimentos e 2 mil litros de leite na periferia de Londrina, beneficiando moradores de localidades como União da Vitória, Franciscato, Cristal, São Jorge, João Turquino, Flores do Campo. O mandato da vereadora Lenir de Assis apoia a "Solidariedade da Nossa Gente."

Assentamentos do MST doam 22 toneladas de alimento em Londrina

Imagem
Produtores do movimento distribuem alimentos na periferia de Londrina; 117 milhões de brasileiros vivem insegurança alimentar Produtores do Movimento Sem Terra, do Assentamento Eli Vive de Londrina, doaram hoje (dia 17), 22 toneladas de alimentos e  2 mil litros de leite na periferia da cidade. A ação ocorreu simultaneamente em 14 municípios do Paraná e marca o Dia Internacional da Luta Camponesa, celebrado em 17 de abril. José Damasceno, da direção estadual do MST, explica que o Dia Internacional da Luta Camponesa lembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, que completa, em 2021, 25 anos. Em 17 de abril de 1996 a PM paraense matou 19 trabalhadores sem terra e feriu outras dezenas de homens e mulheres que lutavam pelo direito à terra. Damasceno lembra que o MST realiza a doação de alimentos na periferia de Londrina, para ajudar no combate à fome, cuja realidade piorou por causa da pandemia de Covid-19 e a crise econômica que atinge o Brasil. Ele lembra que o país tem cerca de 1

Participe da definição dos rumos de Londrina para os próximos quatro anos

Imagem
O mandato da vereadora Lenir de Assis apoia a participação popular e a organização social Quer ajudar a definir os rumos de Londrina – em todas as áreas – para os próximos quatro anos? A hora é essa. Uma Londrina justa, igualitária e para todos. Por isso a sua participação é importante. Organizadas pela Prefeitura de Londrina, as “audiências públicas” do Plano Plurianual (PPA  2022-2025) têm o objetivo de coletar propostas para a elaboração do documento. A primeira audiência foi realizada na semana passada, ocorre toda quinta-feira com uma temática diferente.  O evento é na modalidade remota e a forma virtual não facilita a participação. Além disso, o formato adotado não permite a manifestação verbal das pessoas, que se manifestam por escrito, considerando que as plataformas utilizadas são o Facebook e o Instagram.  Porém, antes da audiência, você pode contribuir com propostas para o PPA 2022-2025, a partir de um formulário eletrônico. Por favor, CLIQUE AQUI  - e apresente suas ideias,

Lenir apoia os trabalhadores do transporte público

Imagem
Os trabalhadores não pararam na pandemia de Covid-19, cumpriram sua função correndo riscos de adoecer e morrer. Eles merecem ser tratados com dignidade. Que a empresa pague os salários. Que a prefeitura garanta a execução dos contratos e os direitos do trabalhador sejam honrados.

Reunião temática reforça papel do SUS no combate à Covid-19

Imagem
Vereadora Lenir de Assis destaca a fala dos convidados em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a não comprovação do tratamento precoce Marco Krieger: primeiro, vacinas para o SUS. Foto: Devanir Parra/CML Com o tema "Perspectivas para o enfretamento da Covid-19", a Comissão Especial de Acompanhamento do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão de Seguridade Social, da Câmara Municipal de Londrina, realizaram ontem (dia 9) uma reunião temática para debater estratégias para enfrentar a pandemia causada pelo novo coronavírus. A reunião foi coordenada pelo vereador Ailton da Silva Nantes, presidente da comissão especial. A vereadora Lenir de Assis, Partido dos Trabalhadores - presidente da Comissão de Seguridade Social, fez uma avaliação positiva da reunião, porque foram aprofundados temas para o enfrentamento da pandemia. “Os convidados defenderam o SUS [Sistema Único de Saúde], a produção das vacinas para o sistema público de saúde e reafirmaram a não comp

Dia do jornalista é homenagem a Líbero Badaró

Imagem
O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1931, como homenagem ao jornalista italiano Líbero Badaró, assassinado em São Paulo, em 21 de novembro de 1830 . A data de 7 de abril de 1831 marca a renúncia de Dom Pedro I ao trono da Coroa Brasileira.  Naief Haddad afirma, em artigo na Folha de S.Paulo, que o assassinato do jornalista contribuiu para que Dom Pedro I abdicasse do trono. Por isso, 7 abril como o Dia do Jornalista.  "Badaró era um nome em ascensão entre os críticos do autoritarismo crescente do imperador, o que não significa que sua morte tenha as marcas de dom Pedro I." Para ler o texto completo, clique  AQUI .

Lenir de Assis cobra articulação para enfrentar a Covid-19

Imagem
O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril, data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A comemoração foi instituída em 1948, mas foi em 1950, a primeira vez que a data foi celebrada. O objetivo é marcar posição sobre a conscientização da população de todo o mundo sobre temas relacionados à saúde, em seus diferentes aspectos, para a promoção da qualidade de vida. Ontem, a vereadora Lenir de Assis, presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal de Londrina, lembrou que o mundo está passando por um momento muito difícil, com a pandemia de Covid-19. "Não podemos perder a oportunidade de articular nossas forças, em todos os espaços em que estamos, para falar da importância com o cuidado e prevenção a essa doença.” Lenir de Assis cobrou articulação das três esferas de governo, disse que supermercados e ônibus precisam ser fiscalizados por causa da aglomeração e criticou informações falsas que prestam desserviço à população. Para ler mais sobre o q

Vereadora saúda profissionais pelo Dia Mundial da Saúde

Imagem
Lenir de Assis reforça a necessidade de conscientização para os cuidados com a Covid-19; no dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde “O mundo está passando por um momento muito difícil [a pandemia de Covid-19]. Não podemos perder a oportunidade de articular nossas forças, em todos os espaços em que estamos, para falar da importância com o cuidado e prevenção a essa doença.” A declaração é da vereadora Lenir de Assis, Partido dos Trabalhadores, que falou sobre os cuidados com a Covid-19 na sessão da Câmara Municipal de Londrina, hoje. A vereadora, presidente da Comissão de Seguridade Social da Casa, fez a declaração por ocasião do Dia Mundial da Saúde, celebrado amanhã, dia 7. Lenir de Assis enviará correspondência saudando todas as categorias profissionais, por conta da data, de unidades de saúde de diferentes instâncias e níveis de complexidade do município de Londrina, como hospitais, prontos atendimentos (UPA) e unidades básicas de saúde (UBS). Lenir de Assis lembrou que pa

Idenildo Dias Alves - 1963-2021

Imagem
Mais uma perda lamentável para a Covid-19. Nos deixou Idenildo Dias Alves, o Ceará do Sinttrol, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina. Você vai fazer falta, companheiro. Que Jesus ressuscitado possa confortar a família e os amigos, na esperança de dias melhores. Que a vacina contra o novo coronavírus seja agilizada para que tenhamos vida em abundância.

Feliz Páscoa!

Imagem
"Que o Cristo ressuscitado possa nos dar a esperança de um mundo mais justo e igualitário. Que tenhamos vida em abundância!"

Vacina para termos vida em abundância

Imagem
"Os mais de 320 mil mortos pela Covid-19 representam o sangue do Cristo crucificado. Que o amor do Pai amenize as dores de quem perdeu parente ou amigo nessa pandemia."

Vereadora pede a padres de Londrina reforço a medidas contra a Covid-19

Imagem
Lenir de Assis enviou correspondência aos religiosos destacando a necessidade de medidas preventivas contra o novo coronavírus Foto: Arquivo do Mandato. “Pedimos aos senhores padres que - por ocasião das celebrações sensíveis às dores de Jesus nesses dias - possam alertar os fiéis sobre a gravidade do momento enfrentado nesse tempo pascal, conscientizando sobre a necessidade de cuidados básicos que podem salvar vidas e evitar a necessidade de utilização de leitos hospitalares.” Esse trecho compõe uma carta que a vereadora Lenir de Assis, do Partido dos Trabalhadores, enviou a padres de Londrina. Na carta, a vereadora lembra que o Brasil registra mais de 320 mil mortes por Covid-19, com recorde diário de mortes, tendo sido registrado 3.950 mortes em 24 horas. Em Londrina, 979 pessoas perderam a vida (até 31/03) e 45.794 adoeceram por causa da Covid-19. “Solidarizamo-nos a todas as famílias que perderam alguém querido – parente ou amigo. Muitos dos nossos partiram.” A vereadora ressalta