Lenir de Assis apresenta projeto de lei para que população participe do orçamento de Londrina




A vereadora Lenir de Assis (PT) protocolou na Câmara Municipal projeto de lei (PL) 128/2023 que institui o Plano Plurianual-PPA Participativo em Londrina.  O objetivo é abrir canais para que a população participe votando e dando sugestões sobre onde e como a Prefeitura deve investir o dinheiro público.

"Acabamos de ter uma experiência excelente no Brasil, com milhões de brasileiros e brasileiras participando da construção do PPA nacional 2024-2027. Esta iniciativa do Governo Federal coloca não só o povo no orçamento do país, mas também como sujeito na definição de quais políticas públicas devem ser priorizadas. Esta é uma experiência que queremos ver aqui em Londrina, também. Por isso, elaboramos este projeto de lei', afirma a vereadora Lenir de Assis.

O PL proposto pela vereadora determina que conselhos municipais e a população, individualmente ou por meio de coletivos, grupos ou movimentos enviem propostas ao PPA Participativo por meio de reuniões específicas, plataformas digitais, audiências públicas a serem realizadas em todas as regiões da cidade.  

Para avaliar as propostas apresentadas pela população,  junto com o Poder Executivo, o projeto de lei determina que seja criado o Fórum Inteconselhos, com participação de todos os conselhos municipais.

Foto: Devanir Parra/CML

Reconstrução da participação social


No último domingo (16/07) encerrou o processo de participação de brasileiros e brasileiras no PPA nacional. Durante dois meses, mais de 4 milhões de pessoas acessaram a plataforma digital Brasil Participativo (www.gov.br/brasilparticipativo). 

Neste canal, foram abertos à votação 28 programas do Governo Federal e 8.254 propostas para melhoria de políticas públicas foram apresentadas por cidadãos e sociedade organizada. Estas proposições e os programas federais receberam 1,52 milhão de votos da população.   

A plataforma já é considerada a maior experiência de participação social digital do Poder Executivo Federal. 

No mesmo período, foram realizadas 27 plenárias presenciais em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com a participação de movimentos de mulheres da cidade e do campo, negro, LGBTQIA+, indígena, por moradia, sindical e população.

O mandato da vereadora Lenir de Assis participou da plenária do Paraná, em Curitiba, em 7 de julho, com as presenças dos ministros de Direitos Humanos, Silvio Almeida, da ministra do Planejamento e do Orçamento, Simone Tebet e do  ministro de Estado da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. 

"Todo este processo faz parte do esforço do Governo Federal para reconstruir a participação social, que foi desmantelada nos últimos anos. Assim que tomou posse, em janeiro, o presidente Lula revogou o decreto nº 9.759/2019 que extinguiu mais de 600 conselhos. E, agora, o PPA Participativo que mobilizou milhões de pessoas. Vamos trazer para Londrina esta experiência", afirma a vereadora Lenir de Assis.


Programas do Governo Federal mais votados na plataforma digital

  • Enfrentamento da Emergência Climática; 
  • Atenção Primária à Saúde; 
  • Atenção Especializada à Saúde; 
  • Promoção do Trabalho Digno, Emprego e Renda; 
  • Turismo, esse é o Destino e Segurança Alimentar e Nutricional e Combate à Fome. 

O programa Juventude: Direitos, Participação e Bem-Viver, da Secretaria-Geral da Presidência, foi o décimo mais votado.

Os votos e propostas registrados na Plataforma serão submetidos à análise dos ministérios e considerados na elaboração do texto do Projeto de Lei do PPA, que será enviado ao Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023. Os parlamentares deverão debater e aprovar o Plano Plurianual 2024-2027.

Fonte e Fotos: Governo Federal





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.