Foto Clube de Londrina recebe a Medalha Ouro Verde

 


"Defendemos veementemente o não apagamento da memória recente e da memória histórica, pois sabemos o quão nocivo é para um povo. A fotografia - tanto documental e jornalística, quanto artística - é um dos instrumentos que cumpre este papel (...) O Foto Clube de Londrina tem contribuído para a preservação da memória da nossa cidade", afirmou a vereadora Lenir de Assis (PT) na entrega da Medalha Ouro Verde ao Foto Clube de Londrina, resultado da Lei de autoria da vereadora. A solenidade foi realizada em 19 de maior, na Câmara Municipal.  

Foi uma celebração de grande emoção, com homenagem ao grande fotógrafo Aníbal Vieira, que fotografou décadas da história de Londrina e faleceu em 17 de maio; com encontros e reencontros de amigos e amigas que não se viam há muito tempo; com apresentação do Coral Cenário e exposição de fotos do Foto Clube de Londrina e que marcou a importância da fotografia na preservação da memória da cidade e do país.


Leia na íntegra o discurso da vereadora Lenir de Assis 



A entrega da Medalha Ouro Verde tem um significado especial para mim. Durante toda a minha vida, na militância política, nos movimentos sociais e enquanto parlamentar, os fotógrafos e fotógrafas sempre estiveram e estão presentes. Tanto profissionais quanto amadores. 

Alguns, se tornaram grandes amigos. E foi um deles,  o Edson Holtz, quem me deu a sugestão da Medalha Ouro Verde para o Foto Clube de Londrina. Depois da sugestão do Edson conversei também com o amigo fotógrafo Flávio Conceição, cujas fotos me trazem muito da minha história, com as estradas rurais de Guaravera, onde nasci; o Calçadão da UEL onde me formei; movimentos sociais e populares dos quais sempre participo. 

De imediato acatamos a indicação dos amigos fotógrafos porque reconhecemos o papel da fotografia na preservação da história de uma cidade, de uma cultura, de um povo. Defendemos veementemente o não apagamento da memória recente e da memória histórica, pois sabemos o quão nocivo é para um povo. A fotografia - tanto documental e jornalística, quanto artística - é um dos instrumentos que cumpre este papel. 

Londrina é uma cidade que valoriza a recuperação e a preservação da sua memória. Nós temos o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, a Universidade Estadual de Londrina,a Biblioteca Municipal,  com vastos acervos fotográficos e documentos que contam nosso passado, quem somos, nossos erros e acertos que nos trouxeram até aqui. 

E o Foto Clube de Londrina, durante 52 anos, tem contribuído com a preservação da nossa história. Esta foi uma das grandes motivações para elaborarmos a lei que concede a Medalha Ouro Verde a esta entidade reconhecida no Brasil e no mundo por suas premiações. 

Nestas pouco mais de cinco décadas, estes fotógrafos e fotógrafas têm promovido a fotografia em Londrina e região por meio de cursos, palestras, exposições, bienais, salões nacionais e internacionais. Levam Londrina para o Brasil e para o mundo e os trazem até nós. Por meio do Salão Anual de Arte Fotográfica e das várias bienais que já realizaram, a população londrinense tem acesso a fotografias de grandes fotógrafos brasileiros e do mundo. Não são todas as cidades do porte de Londrina que têm este privilégio.  Um privilégio que tem que ser cada vez mais democratizado para que a cultura em suas diversas linguagens seja acessível a todos e todas. 

Esta honraria é um reconhecimento a toda arte e história preservada e promovida pelo Foto Clube de Londrina na nossa cidade. Um reconhecimento à Vivian Kern, uma jovem mulher, que no início da década de 70, iniciou esta história junto com Kyria Reys, Ângelo Portello Neto, Paulo Sakamoto, Manoel Damazio, Antônio Ferreira dos Santos. 

Destaco  também Ruy Cabral, presidente do Foto Clube quando a lei que concede esta honraria foi aprovada, em outubro do ano passado, e à atual direitoria nas pessoas de Manoel Liziero, Messias, Cleusa, Nair, Flávio Conceição, Antônio, Marisa, Mirian, Norman, Mário Jorge e Ângelo. 

E, para finalizar, por meio da Medalha Ouro Verde que entregamos aqui hoje, nossa homenagem a todos fotógrafos e todas fotógrafas de Londrina, que no seu ofício cotidiano estão registrando e preservando a nossa história. 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade