"Movimento LGBTQIA+ é um importante ator político do Brasil contemporâneo", diz Lenir de Assis na Câmara Municipal

 



A vereadora Lenir de Assis (PT) levou para a Câmara Municipal, na sessão de ontem (29/06), o papel fundamental do movimento LGBTQIA+ na luta por respeito, dignidade e reconhecimento das diversas identidades, por liberdade e participação política, por uma sociedade mais justa e igualitária. Sua fala foi em celebração ao 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LBGYQIA+.

Leia a íntegra da fala da vereadora:

É revoltante que em pleno século 21 ainda tenhamos tão entranhados em nossa sociedade o preconceito em suas diversas faces: a étnico racial, religiosa, sexual, de gênero, de classe social. Discriminamos mulheres, religiões, negros e negras, pobres, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+.

Hoje, a nossa fala é sobre a luta deste movimento. A resistência desta população tem sido essencial no enfrentamento contra todos estes preconceitos e por uma sociedade mais justa e igualitária.

São mais de quatro décadas de história combativa deste importante ator político do Brasil contemporâneo. Nesta trajetória, foram organizados inúmeros coletivos e grupos; as Paradas Gays consagraram-se como os maiores atos de rua realizados no país; novas formas de ativismo surgiram ocupando as redes sociais e as tecnologias; foram conquistados direitos e construidas politicas públicas.

Tragicamente, nos últimos anos, muitos destes direitos e políticas públicas foram descontruídos. As violências, vergonhosamente se acentuaram. No entanto, o movimento LGBT se manteve firme, corajosamente. Agora, temos um novo tempo começando, ainda com muitos desafios, mas já com ações de reconstrução.

Neste seis meses, o governo Lula, criou a Secretaria e o Conselho nacionais LGBTQIA+; assinou o Pacto Global contra Todas as Formas de Discriminação; lançou a cartilha de direitos LGBTQIA; mudou a apresentação da Carteira Nacional de Identidade, tornando-a inclusiva; e em uma medida pioneira no mundo, adotou procedimento simplificado para análise de pedidos de refúgio de pessoas LGBTQIA+ vindas de países que têm pena de morte ou de prisão para esta população.

Temos muito que agradecer a este corajoso movimento por estarmos vivendo um novo tempo. E mais do que agradecer, como parlamentar, reafirmamos nosso compromisso com vocês.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.