Comissão de Seguridade Social cria Grupo de Trabalho (GT) parlamentar contra a fome



Na sessão de hoje, 27/04, a vereadora Lenir de Assis (PT), presidenta da Comissão de Seguridade Social, anunciou a criação do Grupo de Trabalho (GT) parlamentar para enfrentamento da fome e da insegurança alimentar em Londrina.

Esta é a primeira medida tomada a partir da reunião pública realizada pela Comissão de Seguridade Social, na quarta-feira, (26/04), na Câmara, para discutir as políticas públicas para enfrentar este flagelo.  

A proposta do GT, em um primeiro momento, é o diagnóstico aprofundado de quem são as pessoas que estão em situação de fome em Londrina e qual o acesso que elas têm à políticas públicas já existentes. 

"A proposta é termos um diagnóstico para sabermos quem  são as pessoas que estão em situação de fome em Londrina. Qual o alcance que elas têm das políticas públicas já existentes?  Quais os vazios que temos no município que precisam da intervenção do Estado? Precisamos fazer com que as políticas públicas cheguem a todas as pessoas que precisam, para que ninguém passe fome em Londrina", afirma a vereadora Lenir de Assis, presidenta da Comissão de Seguridade Social da Câmara. 

O GT, segundo a vereadora, tem o objetivo de articular com todos os serviços públicos, Igreja, sociedade civil organizada. "Solicitaremos ao Executivo que indique representantes das secretarias que atuam no enfrentamento da fome e da insegurança alimentar para integrar o GT. Também queremos representantes da Igreja Católica que tem forte atuação para fim deste flagelo, da sociedade civil organizada e os vereadores", afirma Lenir de Assis. 

Além dos vereadores integrantes da Comissão de Seguridade Social - Mara Boca Aberta, vice-presidenta e Beto Cambara, membro - o vereador Matheus Thum já aderiu ao GT. "Queremos que os vereadores e vereadoras participem. O poder Legislativo tem que estar junto com poder Executivo para acabarmos com esta vergonha que é Londrina com cerca de 130 mil pessoas em extrema pobreza. O momento é de união e de ação", afirma a vereadora Lenir de Assis.

DADOS DE LONDRINA

Londrina tem 73.009 mil famílias inscritas no Cadastro Único, do governo federal. São mais de 170 mil pessoas, 30% da população.

Destas, 32.141 famílias estão em situação de extrema pobreza. Isso significa que cerca de 130 mil pessoas vivem com menos de R$ 11,00/dia. 

Fonte : Cadastro Único



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade