Oficina promovida por MDA discute integração entre agricultura familiar e Farmácias Vivas




Foi realizada, hoje (13/03), no Sesc Londrina, oficina de capacitação para a implementação e gestão do Programa Farmácia Viva em municípios do Paraná.  O evento foi uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Saúde/Fiocruz e projeto ArticulaFito, com apoio da Chácara Pacha Mama Agroecologia, da Vivah – Farmácia de Manipulação e do Sesc Londrina. O objetivo foi promover a qualificação e articulação de todos os elos da cadeia produtiva para a implementação das Farmácias Vivas.

Participaram Tarcila Portugal, Coordenadora Geral de Acesso e Conservação dos Biomas, Sóciodiversidades e Bens Comuns do (MDA); Joseane da Costa, coordenadora do ArticulaFito; Maria Behrens Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz - Farmanguinhos/Fiocruz.

Tarcila Portugal destacou a importância da integração entre agricultura familiar e as Farmácias Vivas. "Esta é uma estratégia nacional que tem o objetivo de promover o arranjo institucional entre Farmácias Vivas e agricultura familiar. O desafio para que isso ocorra é consolidar no país o Programa Nacional de Aquisição de Plantas Medicinais da agricultura familiar no SUS, através das Farmácias Vivas. Estamos fazendo uma grande articulação do MDA com Ministério da Saúde para consolidarmos  este arranjo, que além de promover saúde, promove a inclusão produtiva da agricultura familiar."

Em sua fala, Joseane Costa,  coordenadora técnica e executiva do projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, falou que o acesso unviersal dos usuários do SUS às plantas medicinais se dá, com segurança, por meio das Farmácias Vivas. Ela citou também que é de responsabilidade destas instâncias "o cultivo, a coleta, o processamento e o armazenamento dos insumos vegetais até a manipulação e a dispensação de preparações de plantas medicinais e fitoterápicos."

A vereadora Lenir de Assis (PT), presidenta da Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal participou da oficina. "A proposta de capacitação do evento é extremamente importante para começarmos a buscar no município as formas de implantarmos esta integração", afirmou.

O evento trouxe as experiências São Bento do Sul (SC) e Montes Claros (MG)  com programas de Farmácia Vvia e de Londrina (PT) com programa de fitoterápico no SUS, entre 2010-2016. 



PROGRAMA FARMÁCIA VIVA

A Farmácia Viva foi instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da Portaria MS/GM nº 886/2010 como um modelo de farmácia no contexto da Assistência Farmacêutica Nacional. e abrange o cultivo e beneficiamento de plantas medicinais, e dispensação de fitoterápicos na forma de preparações magistrais e oficinais.





Foto 1: Tarcila Portugal, representante do MDA (de azul), Maria Behrens, Fundação Osvaldo Cruz (no meio) e vereadora Lenir de Assis (PT).

Foto 2: Tarcila Portugal, Joseane Costa (ArticulaFito) e vereadora Lenir de Assis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade