"O povo brasileiro não quer mais violência e ódio", diz Lenir de Assis em seu pronunciamento sobre a vitória de Lula nas urnas

 


A vereadora Lenir de Assis (PT), líder do Partido de Trabalhadores na Câmara Municipal de Londrina, se promunciou hoje durante a sessão da Casa sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas, no ulltimo domingo (30/10).

Em seu nome, da presidenta do PT-Londrina, Giane de Souza, do presidente do PT-PR, deputado estadual Arilson Chiorato e da presidenta do PT Nacional, deputada federal, Gleisi Hoffmamm, Lenir de Assis agradeceu aos 60 milhões de brasileiros e brasileiras e, em especial, os 83.923 de londrinenses que confiaram no projeto político que dará ao Brasil uma nova direção.

Segundo ela, é possivel falar sobre a vitória de Lula a partir de vários recortes. Entre eles, o da reação de parte da população que não aceita a soberania das urnas, e tem se manifestado nas redes com um "luto tardio", com fechamento de estradas. E mesmo o silêncio do adversário (até o momento do discurso da vereadora). "Numa democracia, numa eleição há um projeto vencedor que deve ser respeitado porque foi eleito através do voto. Não reconhecê-lo é desprezar a decisão do povo e ignorar sua vontade. As eleições foram limpas, sem intercorrências que permitissem levantar dúvidas sobre elas."

Lenir de Assis falou também sobre o projeto de país que o povo escolheu ao eleger Lula para o seu terceiro mandato. "A eleição de Lula é a escolha do povo por um projeto de cidadania, de democracia, de igualdade entre as pessoas. "




Leia na íntegra a fala de Lenir de Assis:

Senhoras vereadoras, senhores vereadores, assessorias e servidores e servidoras dessa Casa, munícipes que nos acompanham, hoje utilizo esse espaço para falar do resultado das eleições.

Poderia fazer dezenas de recortes para contextualizar minha fala. Poderia me pronunciar sobre as manifestações daqueles e daquelas que não aceitam o resultado das urnas e expressam luto tardio nas redes sociais, fecham estradas, ou ainda sobre o silêncio do candidato adversário. Mas, hoje, começo por agradecer a Deus. O Deus da vida, o Deus que nos liberta, o Deus misericordioso, esteve presente e está em todos os momentos durante esse processo eleitoral.

O resultado das eleições que conferiu a Luiz Inácio Lula da Silva o seu terceiro mandato como presidente da República tem muitos significados e é preciso que sejam ditos.

Não foi uma eleição qualquer. Várias vezes dissemos que esta seria a eleição de nossas vidas. Um marco civilizatório. O resultado já estamos vendo em menos de 48 horas. Lideranças do mundo inteiro cumprimentando o eleito e restabelecendo a confiança em nosso País.

Quando repetíamos “o Brasil da esperança”, é isso mesmo. O povo brasileiro mostrou que deseja mais do que exercer o direito de votar. Ele quer participar ativamente das decisões do governo. O povo brasileiro quer viver bem, comer bem, morar bem, ter um bom emprego com carteira assinada, com salário valorizado, quer ter saúde e educação pública de qualidade, quer liberdade religiosa, quer livros, quer cultura, o povo brasileiro quer se livrar da violência, do armamento que mata, do preconceito, da homofobia, do racismo, de todas as formas de intolerância.

O povo brasileiro não quer mais o ódio, o desrespeito e a violência contra as mulheres, negros e negras, LGBTQIA+, nem divisões nas famílias. O povo brasileiro quer a mata preservada, quer os indígenas vivos em seus territórios, quer os pobres fazendo parte do orçamento público.

A eleição de Lula é a escolha do povo por um projeto de cidadania, de democracia, de igualdade entre as pessoas. O projeto de país apresentado por Lula:

  • É o Brasil fora do mapa da fome, novamente;

  • É o retorno do programa Minha Casa/Minha vida;

  • É o retorno dos investimentos públicos, nos fundos públicos - e não mais em orçamentos secretos - para as politicas públicas nos estados e municípios;

  • É a ampliação do acesso ao ensino superior, à pesquisa, à Ciência e Tecnologia;

  • É a promoção e o acesso à Cultura;

  • É recolocar o Brasil no rumo da sustentabilidade, adotando estratégias para o desenvolvimento justo e solidário;

  • É o alimento saudável na mesa das pessoas, por meio do fortalecimento da agricultura familiar;

  • É a retomada da economia fortalecendo o acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas;

  • É a reindustrialização das nossas regiões, fortalecendo com responsabilidade o setor produtivo;

  • É a retomada da confiança do mundo todo no nosso País.

A vitória do presidente Lula teve a marca da preservação da democracia.

Uma gestão democrática que vai buscar promover o crescimento econômico repartido entre toda a população. Porque, para LULA, é assim que a economia deve funcionar, como instrumento para melhorar a vida de todos e todas, e não para perpetuar as desigualdades.

Numa democracia, numa eleição há um projeto vencedor que deve ser respeitado porque foi eleito através do voto.

Não reconhecê-lo é desprezar a decisão do povo e ignorar sua vontade. As eleições foram limpas, sem intercorrências que permitissem levantar dúvidas sobre elas.

Parabéns à Justiça Eleitoral, a todos os servidores e servidoras dos TREs e TSE e todos e todas que trabalharam garantido a lisura do processo eleitoral.

Agradecemos a todos os eleitores e eleitoras que contribuíram para esse resultado. Agradecemos a uma multidão de militantes que foram às ruas, às redes sociais e fizeram uma bela campanha, sem mentiras, com proposição e responsabilidade. Agradecemos aos partidos: PT, PCdoB, PV, PSOL, REDE, Solidariedade, PSB, Agir, Avante, e PROS que nesse processo estiveram na coligação e federação. Vamos juntos e juntas reconstruir nosso Brasil.

Precisamos retomar o caminho da paz. Aqueles e aquelas que ainda se preservam na brutalidade, na violência, na contramão da história, pedimos com humildade: Tire todos esses sentimentos e atitudes do caminho, que o povo quer passar com a esperança, o amor, o respeito, com a dignidade, com liberdade e a alegria de viver no Brasil, e ser brasileiro e brasileira. Viva a soberania popular. Viva a democracia.

Somos um povo de luta e esperança! 


Veja o vídeo aqui.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade