Secretário de Saúde apresenta ações para Saúde Mental às comissões de Seguridade Social e de Direitos Humanos

 



Em reunião marcada pelas comissões de Seguridade Social, da qual a vereadora Lenir de Assis (PT) é presidenta, e de Direitos Humanos, da qual é integrante, o secretário de Saúde, Felippe Machado apresentou, hoje, um plano com ações a serem implementadas na área de Saúde Mental, a partir de 2022. Participaram também a promotora de Direitos Humanos e Saúde Pública de Londrina, Susana de Lacerda e o assistente social do Ministério Público do Paraná (MPPR), Marco Antônio da Rocha.

Entre as ações estão: criação de uma segunda equipe do Consultório na Rua; concurso público em 2022 para contratação de profissionais e enquanto isso não ocorre, realização de teste seletivo; a ampliação dos atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps); implantar acolhimento de Saúde Mental nas UBS.

“Por enquanto, estamos muito satisfeitas com o resultado das reuniões. Foi uma ampla discussão para fecharmos estes compromissos e vamos fiscalizar a implantação de cada ação, a partir de janeiro de 2022”, disse a vereadora Lenir de Assis (PT).

Esta reunião é um desdobramento das ações desenvolvidas pelas comissões de Seguridade Social e de Direitos Humanos para cobrar do Município melhorias na rede de atendimento da Saúde Mental.  

“Esta é uma causa que assumimos desde o início de nosso mandato. Chamamos a atenção para o problema em fevereiro, em maio realizamos reunião temática onde tiramos mais de 30 propostas, visitamos os CAPS, ouvimos os usuários e usuárias da rede, fizemos reuniões para cobrar do secretário de Saúde Felippe Machado respostas à situação, contamos com a parceria da promotora Susana de Lacerda para chegarmos a este resultado.”

Estiveram presentes também: os municipais de saúde Vaine Marques e Edvaldo Viana e os vereadores e vereadoras Lu Oliveira (PL), Eduardo Tominaga (DEM), Nantes (PP) e Prof.ª Flávia Cabral (PTB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade