Conflitos nas UPAS exigem atuação integrada

 






Em reunião de trabalho da Comissão de Seguridade Social convocada pela presidente, vereadora Lenir de Assis (PT), secretários e representantes da Saúde, Assistência Social, Defesa Social e Conselho Municipal de Assistência Social buscaram soluções para os problemas enfrentados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em visita dos vereadores que integram a Comissão à UPA Centro-Oeste, Jardim do Sol, servidores relataram agressões cometidas por pacientes e ocupação do local por moradores de rua, que dormem e se alimentam na UPA. A reunião de trabalho foi realizada de forma remota, na sexta-feira, 05 de novembro. 

Representantes das secretarias que estiveram presentes relataram todo o trabalho que já vem sendo feito com a população de rua, tanto para garantir seus direitos e acolhimento quanto a segurança dos servidores. Ressaltaram a necessidade de uma atuação intersetorial. 

“Sabemos da complexidade do perfil da população de rua, dialogamos com esta população e conhecemos o trabalho feito pela rede. Mas diante da situação, entendemos necessário chamar todos para buscarmos soluções atuando em conjunto, pois sempre tivemos a dimensão da intersetorialidade que esta situação demanda”, afirma Lenir de Assis.

Lenir defendeu:

  • Criação de um comitê intersetorial permanente de discussão com integrantes do Legislativo, Executivo e outras instituições, para abordagem intersetorial da situação;
  • Participação de todos nas discussões do projeto de lei do Plano Plurianual (PPA), para garantir recursos, especialmente para Saúde Mental, uma urgência para a questão de moradores de rua.
  • Este foi início de uma ação conjunta. Na reunião, ficou definido um novo encontro entre a direção das UPAs e representantes do Legislativo e das secretarias municipais. A data e o horário ainda serão definidos.

Participaram da reunião: 

Carlos Felippe Marcondes Machado, secretário Municipal de SaúdeCleiton José Santana, diretor de Urgência e Emergência em Saúde; Josiani Severino, diretora de Proteção Social Especial; Sara Alexius, gerente de Média Complexidade; Jenifer Araujo Barroso Bilar, coordenadora do Serviço de Abordagem Social; Amanda Nogueira, da Central de Vagas; Ten-Cel PM RR Pedro Ramos, secretário Municipal de Defesa Social e Luiz Cândido de Oliveira, Presidente da COHAB Londrina. Márcia Valin Paiva e Maria de Fátima dos Santos Reale, do Conselho Municipal de Assistência Social.  Além dos demais integrantes da Comissão de Seguridade Social: Nantes (PP), vice-presidente e Eduardo Tominaga (DEM), membro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.