Conflitos nas UPAS exigem atuação integrada

 






Em reunião de trabalho da Comissão de Seguridade Social convocada pela presidente, vereadora Lenir de Assis (PT), secretários e representantes da Saúde, Assistência Social, Defesa Social e Conselho Municipal de Assistência Social buscaram soluções para os problemas enfrentados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em visita dos vereadores que integram a Comissão à UPA Centro-Oeste, Jardim do Sol, servidores relataram agressões cometidas por pacientes e ocupação do local por moradores de rua, que dormem e se alimentam na UPA. A reunião de trabalho foi realizada de forma remota, na sexta-feira, 05 de novembro. 

Representantes das secretarias que estiveram presentes relataram todo o trabalho que já vem sendo feito com a população de rua, tanto para garantir seus direitos e acolhimento quanto a segurança dos servidores. Ressaltaram a necessidade de uma atuação intersetorial. 

“Sabemos da complexidade do perfil da população de rua, dialogamos com esta população e conhecemos o trabalho feito pela rede. Mas diante da situação, entendemos necessário chamar todos para buscarmos soluções atuando em conjunto, pois sempre tivemos a dimensão da intersetorialidade que esta situação demanda”, afirma Lenir de Assis.

Lenir defendeu:

  • Criação de um comitê intersetorial permanente de discussão com integrantes do Legislativo, Executivo e outras instituições, para abordagem intersetorial da situação;
  • Participação de todos nas discussões do projeto de lei do Plano Plurianual (PPA), para garantir recursos, especialmente para Saúde Mental, uma urgência para a questão de moradores de rua.
  • Este foi início de uma ação conjunta. Na reunião, ficou definido um novo encontro entre a direção das UPAs e representantes do Legislativo e das secretarias municipais. A data e o horário ainda serão definidos.

Participaram da reunião: 

Carlos Felippe Marcondes Machado, secretário Municipal de SaúdeCleiton José Santana, diretor de Urgência e Emergência em Saúde; Josiani Severino, diretora de Proteção Social Especial; Sara Alexius, gerente de Média Complexidade; Jenifer Araujo Barroso Bilar, coordenadora do Serviço de Abordagem Social; Amanda Nogueira, da Central de Vagas; Ten-Cel PM RR Pedro Ramos, secretário Municipal de Defesa Social e Luiz Cândido de Oliveira, Presidente da COHAB Londrina. Márcia Valin Paiva e Maria de Fátima dos Santos Reale, do Conselho Municipal de Assistência Social.  Além dos demais integrantes da Comissão de Seguridade Social: Nantes (PP), vice-presidente e Eduardo Tominaga (DEM), membro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade