É fundamental acompanhar a demanda dos conselhos, diz Lenir de Assis

Para a vereadora é preciso que a Câmara inclua as políticas públicas elaboradas pelos conselhos de direito no Orçamento, no PPA e no Plano Diretor
Representantes do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e vereadores/as de Londrina.

“É fundamental que nos debrucemos sobre o que planejam os 27 conselhos municipais [existentes em Londrina]. Que bom se houver outros. Que possamos ver as demandas e incluir as propostas no Orçamento, no PPA [Plano Plurianual], no Plano Diretor. São as políticas públicas que os conselhos estão pensando.”

A afirmação é da vereadora Lenir de Assis (PT), na sessão da Câmara Municipal de Londrina, desta terça-feira (dia 21), quando a instituição recebeu a Ghislaine Teixeira da Silveira, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e outros membros do conselho. 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “A presença de vocês, hoje aqui, qualifica o debate da política, da política pública. O papel dos conselhos de direitos é essencial.”

Ghislaine Teixeira da Silveira contou um pouco da sua trajetória e da luta que enfrenta a pessoa com deficiência. Nesse contexto, estão a inserção no mercado de trabalho, a acessibilidade e o respeito à legislação que garante direitos. “Quando vocês [vereadores e vereadoras] deitarem a cabeça no travesseiro pensem em verbas, pensem em transformação de vidas”, afirmou a presidente do conselho.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído, em 2005, pela lei federal nº 11.133. O objetivo é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão social da pessoa com deficiência. O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) foi criado em 1999. Já o conselho londrinense foi instituído em 2002, a partir da lei municipal nº 8.693.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.