Curso matutino de História da UEL homenageia Dilma Rousseff

Ex-presidenta foi homenageada como Nome de Turma;  formatura da UEL foi realizada na semana passada, dividida em três cerimônias on-line

Foto: Ricardo Borges/Reprodução site nacional PT.

A ex-presidenta Dilma Rousseff foi homenageada – como Nome de Turma – pelo curso matutino de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A turma tem como patrono, o professor Marcos Soares e paraninfa, a professora Celia Regina da Silva. A UEL realizou a formatura referente ao ano de 2020 na semana passada, dividida em três cerimônias on-line -   nos dias 28, 29 e 30 de julho - conforme os centros de estudo. A cerimônia do curso de História foi realizada na quinta-feira (dia 28).

Dilma Rousseff enviou mensagem à turma. “Nunca, como hoje, nosso povo precisou tanto conhecer sua história (...) Quem não conhece a sua história, acaba por repetir suas tragédias, em um processo de destruição dos princípios básicos da democracia e do respeito aos direitos humanos, muitos dos quais de caráter irreversível”, escreveu Dilma Rousseff à turma. Confira e mensagem na íntegra.

Meus caros formandos,

Fico muito honrada com a escolha do meu nome para receber a homenagem desta turma de história da Universidade Estadual de Londrina. A distinção me envaidece ainda mais pela justificativa apresentada por esta nova geração de professores e historiadores, que exercerão uma profissão da qual o nosso país tanto carece, sobretudo no momento sombrio e ameaçador que estamos vivendo. 

Trata-se de um período iniciado com o golpe de estado que me destituiu, agravado com a perseguição política e a prisão do maior líder popular do nosso país, e elevado ao extremo pela eleição de um governo ultra neoliberal na economia e de índole neofascista na política, além de negacionista em relação à ciência e ao combate a uma pandemia que roubou a vida de mais de 550 mil brasileiros.

Nunca, como hoje, nosso povo precisou tanto conhecer sua história, e o papel de vocês é fundamental para que esta missão venha a ser cumprida. Quem não conhece a sua história, acaba por repetir suas tragédias, em um processo de destruição dos princípios básicos da democracia e do respeito aos direitos humanos, muitos dos quais de caráter irreversível.

Se vocês, que se formam hoje e têm uma longa vida pela frente, homenageiam a resistência dos que, ao meu lado, lutaram contra o golpe de 2016, neste momento sou eu quem devo prestar a esta turma de história o meu sincero tributo pela coragem de se dedicar a uma profissão que, bem exercida, é um forte contraponto ao autoritarismo, à violência, à destruição da nossa soberania e ao desrespeito à educação e a cultura. 

Vocês se formam em história para fazer história, e tenho certeza de que saberão defender a democracia com coragem e bravura. Desejo um futuro de sucesso e realizações a todos nesta bela profissão que decidiram abraçar.

Parabéns e muitas vitórias profissionais e pessoais.

DILMA ROUSSEFF

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.