Curso matutino de História da UEL homenageia Dilma Rousseff

Ex-presidenta foi homenageada como Nome de Turma;  formatura da UEL foi realizada na semana passada, dividida em três cerimônias on-line

Foto: Ricardo Borges/Reprodução site nacional PT.

A ex-presidenta Dilma Rousseff foi homenageada – como Nome de Turma – pelo curso matutino de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A turma tem como patrono, o professor Marcos Soares e paraninfa, a professora Celia Regina da Silva. A UEL realizou a formatura referente ao ano de 2020 na semana passada, dividida em três cerimônias on-line -   nos dias 28, 29 e 30 de julho - conforme os centros de estudo. A cerimônia do curso de História foi realizada na quinta-feira (dia 28).

Dilma Rousseff enviou mensagem à turma. “Nunca, como hoje, nosso povo precisou tanto conhecer sua história (...) Quem não conhece a sua história, acaba por repetir suas tragédias, em um processo de destruição dos princípios básicos da democracia e do respeito aos direitos humanos, muitos dos quais de caráter irreversível”, escreveu Dilma Rousseff à turma. Confira e mensagem na íntegra.

Meus caros formandos,

Fico muito honrada com a escolha do meu nome para receber a homenagem desta turma de história da Universidade Estadual de Londrina. A distinção me envaidece ainda mais pela justificativa apresentada por esta nova geração de professores e historiadores, que exercerão uma profissão da qual o nosso país tanto carece, sobretudo no momento sombrio e ameaçador que estamos vivendo. 

Trata-se de um período iniciado com o golpe de estado que me destituiu, agravado com a perseguição política e a prisão do maior líder popular do nosso país, e elevado ao extremo pela eleição de um governo ultra neoliberal na economia e de índole neofascista na política, além de negacionista em relação à ciência e ao combate a uma pandemia que roubou a vida de mais de 550 mil brasileiros.

Nunca, como hoje, nosso povo precisou tanto conhecer sua história, e o papel de vocês é fundamental para que esta missão venha a ser cumprida. Quem não conhece a sua história, acaba por repetir suas tragédias, em um processo de destruição dos princípios básicos da democracia e do respeito aos direitos humanos, muitos dos quais de caráter irreversível.

Se vocês, que se formam hoje e têm uma longa vida pela frente, homenageiam a resistência dos que, ao meu lado, lutaram contra o golpe de 2016, neste momento sou eu quem devo prestar a esta turma de história o meu sincero tributo pela coragem de se dedicar a uma profissão que, bem exercida, é um forte contraponto ao autoritarismo, à violência, à destruição da nossa soberania e ao desrespeito à educação e a cultura. 

Vocês se formam em história para fazer história, e tenho certeza de que saberão defender a democracia com coragem e bravura. Desejo um futuro de sucesso e realizações a todos nesta bela profissão que decidiram abraçar.

Parabéns e muitas vitórias profissionais e pessoais.

DILMA ROUSSEFF

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade