Londrina institui "Março Amarelo" para conscientizar sobre a endometriose

Projeto que inclui a ação no Calendário de Comemorações Oficiais do Município é de autoria da vereadora Lenir de Assis e foi aprovado recentemente

Imagem: Reprodução. CLIQUE AQUI.

“Março Amarelo tem por objetivos divulgar a importância do diagnóstico e do tratamento da endometriose, através de ações conscientizadoras e educativas sobre a doença.” Este é o objetivo do projeto de lei, de autoria da vereadora Lenir de Assis (PT), aprovado recentemente, pela Câmara Municipal. O “Março Amarelo” foi incluído no Calendário de Comemorações Oficiais do Município e prevê atividades educativas.

A vereadora explica que para alcançar os objetivos da proposta, entidades públicas e privadas, ONGs e associações da sociedade civil podem realizar atividades diversas, como eventos, palestras e seminários. “Estudos alertam que existem mais de 7 milhões de mulheres no Brasil, que sofrem pela doença”, lembra Lenir de Assis. “Há um descompasso entre o aumento quantitativo dos casos e a divulgação de informações sobre o diagnóstico rápido da doença e sua importância para um tratamento efetivo.”

Lenir de Assis disse acreditar que uma programação sobre essa temática, durante um mês no âmbito das comemorações oficiais do município, vai chamar a atenção para a importância de preparar profissionais da saúde para essa demanda. “Precisamos sensibilizar a população para as mulheres que sofrem com a endometriose, uma vez que a falta de informações esconde o debate e a gravidade do problema.”

Conforme o Ministério da Saúde, em seu portal na internet, a "endometriose é uma doença ginecológica definida pelo desenvolvimento e crescimento de estroma e glândulas endometriais fora da cavidade uterina, o que resulta numa reação inflamatória crônica." Entre os sintomas estão dor abdominal, sangramento nas fezes, cólicas menstruais, alterações do hábito intestinal, dor durante a relação sexual e distensão abdominal. O tratamento pode ser clínico, com o uso de medicamentos ou cirúrgico. A cirurgia é indicada para casos em que os sintomas são graves e não houve resposta ao tratamento medicamentoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.