Reunião temática levanta cerca de 30 propostas para a saúde mental

Organizada pela Comissão de Seguridade Social, reunião teve participação de entidades que atuam na área, bem como de representantes de serviços públicos
Foto: Devanir Parra/Divulgação CML

Cerca de 30 propostas para os serviços de saúde mental em Londrina, considerando a organização do serviço, a infraestrutura e os recursos humanos. As propostas serão encaminhadas ao Plano Plurianual 2022-2025, em elaboração pela Prefeitura de Londrina. Esse é o resultado da reunião pública temática “O atual contexto da saúde mental em Londrina e as perspectivas para 2022-2025”, realizada ontem (dia 12).

O encontro foi promovido pela Comissão de Seguridade Social da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Lenir de Assis (PT). A comissão também é integrada pelos vereadores Ailton Nantes e Eduardo Tominaga. A agenda foi uma solicitação da Associação Londrinense de Saúde Mental (ALSM), que atua na defesa de usuários, trabalhadores e familiares de pacientes dos serviços de saúde mental.

A vereadora Lenir de Assis considerou o resultado da reunião muito satisfatória, principalmente, porque as propostas serão sugeridas ao PPA 2022-2025. “Nosso objetivo era acolher um pedido da ALSM, ouvir como está a situação desse setor e encaminhar medidas que podem melhorar o atendimento à saúde da população”, ressaltou a Lenir de Assis. “Ainda mais em um momento que vivemos uma crise sem precedentes com a pandemia.”

Entre as propostas está a municipalização e a ampliação dos centros de atenção psicossocial (CAPS); abertura e manutenção de leitos psiquiátricos em hospital geral; construção de sede e ampliação de equipe dos Consultórios na Rua; ampliação das equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família na atenção básica; criação de residências terapêuticas e organização de centros de convivência articulando ações das secretarias de Saúde e de Assistência Social.

Participaram da reunião os integrantes do Colegiado da Associação Londrinense de Saúde Mental, Pedro Wilson Fonseca e Heloísa Carli; a diretora de Serviços Complementares de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Denise Garcia; a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micalli; a diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade; a gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Barbosa Perez; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lincoln Ramos e Silva; a professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina, Alejandra León Sedeño; os membros da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Psicologia, João Batista Martins e Erica Cristina Pereira; a integrante do Coletivo Ciranda da Paz, Bruna Jaqueline de Moura Lima; a coordenadora Técnica da Morada de Deus, Alexandra Rodrigues da Silva. Participaram também coordenadores das unidades de CAPS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade