Lenir de Assis provoca debate sobre a vacina contra a Covid-19

Secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, e chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lucia Lopes, participaram da sessão da Câmara de Vereadores

A vereadora Lenir de Assis
A vereadora de Londrina Lenir de Assis (PT) provocou um debate hoje (dia 4), na Câmara de Vereadores, sobre a vacina contra a Covid-19 e o cronograma de vacinação em Londrina. A partir de requerimento, ela convidou o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, para falar sobre o assunto. A chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, também participou da sessão, a partir de emenda apresentada pelo vereador Nantes (PP) ao requerimento original.

Machado apresentou o plano de vacinação contra a Covid-19 em Londrina, que segundo ele, segue as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 e o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O secretário detalhou os grupos prioritários para o recebimento do imunizante, em um total de 170.500 pessoas com 341 mil doses. Os grupos prioritários serão vacinados por etapas.

O secretário de Saúde, Felippe Machado

A chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lucia Lopes, afirmou que há estrutura e profissionais treinados para atender aos municípios que compõem a Regional. Ela ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel do Programa Nacional de Imunização, referência para todo o mundo. Ela ressaltou que as pessoas não podem relaxar em relação ao contágio. “Temos que reforçar os cuidados individuais e coletivos de prevenção e, também, investir na vacina.” Segundo ela, os municípios da Regional receberam, 14.072 doses da vacina, distribuídas a partir de critérios populacionais.

A chefe da 17ª Regional de Saúde,
Maria Lúcia Lopes
A vereadora Lenir de Assis agradeceu o secretário Felippe Machado e a chefe da Regional de Saúde, Maria Lucia Lopes, pelas informações prestadas na sessão da Câmara de Vereadores. Ela questionou o papel do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública de Londrina (Coesp), que também avalia riscos da pandemia com sugestões de medidas; sobre a estrutura hospitalar no atendimento ao paciente de Covid-19 e de outras doença; sobre os esforços do município e do estado na compra de vacina e acerca do controle da vacinação para evitar que furem a fila dos grupos prioritários.

“Temos uma pandemia que já matou mais de 220 mil pessoas. Os dados nos chocam, porque essa doença faz vítimas todos os dias no Brasil e em Londrina. Essa situação exige esforços concentrados de todos os setores para que a vacina – uma das maneiras mais eficazes de prevenção – possa ser disponibilizada para toda a população, o mais rápido possível”, afirmou a vereadora Lenir de Assis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BAIXE O JORNAL DO MANDATO DE LENIR DE ASSIS (PT)

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar