Comissão de Seguridade Social reúne-se com secretária de Assistência
Lenir de Assis, presidente da Comissão, entende que o trabalho da Assistência Social deve ser realizado de forma intersetorial
Lenir de Assis (primeiro plano) e Jacqueline Marçal Micali. |
O objetivo da reunião foi apresentar formalmente os vereadores da Comissão de Seguridade Social, que tem na assistência social um dos seus pilares. Os outros dois são a saúde e a previdência municipal. A vereadora Lenir de Assis afirmou que dado o contexto da sociedade atual, a efetivação da intersetorialidade é imprescindível.
Nesse sentido, deve-se considerar a complexidade das questões que afetam a vida da população. Por isso, pensar e agir de forma intersetorial com a complementaridade das ações das várias políticas públicas (assistência social com as áreas da saúde, trabalho, educação, para o atendimento integral da população) é fundamental.
“A assistência social é uma área pela qual temos o maior zelo, muito cuidado. Por isso, nos colocamos à disposição para – no âmbito do Legislativo – pensar propostas que fortaleçam os beneficiários dessa política”, disse Lenir de Assis. “Também devemos pensar nos trabalhadores da assistência, os profissionais que estão na ponta realizando esse atendimento.” Lenir de Assis questionou sobre os projetos, investimentos, demandas e outras ações da assistência.
Jacqueline Marçal Micali falou aos vereadores sobre a realidade atual da rede de serviços, de infraestrutura, de pessoal, de investimentos, de competências e intersetorialidade, de fluxo de atendimento, entre outros temas. Ela afirmou que a equipe da secretaria está elaborando um reordenamento da atuação profissional dos trabalhadores da assistência. “Na pandemia, por exemplo, tivemos um aumento de demanda de 700%”.
Comentários
Postar um comentário