Vereadora quer a educação no grupo prioritário da vacina contra a Covid-19

A vereadora de Londrina Lenir de Assis (PT) defende que professores, funcionários da educação e estudantes de todos os níveis de ensino sejam incluídos nos grupos prioritários para receber a vacina contra a covid-19. Para isso, a parlamentar apresentou nesta semana um pedido ao prefeito Marcelo Belinati (PP), justificando que há um movimento na cidade que pede a reabertura das escolas. “Se esses segmentos estiverem vacinados, o risco de infecção reduz significativamente”, diz a vereadora.

Lenir incluiu, também, na listagem de grupos prioritários para a vacina, além dos determinados pelos órgãos nacionais como a área da saúde e idosos, os profissionais da assistência social. “É um segmento importante, porque lida com muitas pessoas e a imunização garante a proteção à saúde”, justifica a vereadora. Ela também indica como grupo prioritário os motoristas do transporte coletivo local e os coletores de lixo. Outro segmento que deve ser contemplado é a população de rua. “Por causa da situação de vulnerabilidade.”

Para falar aos vereadores na primeira sessão dos trabalhos legislativos em fevereiro, Lenir de Assis protocolou na Câmara de Vereadores, também nesta semana, convite para o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado. A vereadora quer que o secretário detalhe o plano de vacinação contra a covid-19. “Quantas doses, qual o custo, qual o cronograma e quando começa a vacinação? Essas são algumas questões que o secretário poderá abordar”, comenta a vereadora. O convite será apreciado em Plenário, no retorno dos trabalhos legislativos.

Outra ação referente à covid-19, apresentada pela vereadora Lenir, refere-se a uma indicação ao prefeito Marcelo Belinati (PP), para realizar campanha publicitária de utilidade pública para esclarecer e conscientizar a população londrinense sobre a importância da vacina, com enfoque para a imunização contra a covid-19. “Essa ação justifica-se por causa do papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus programas de imunização contra doenças infectocontagiosas, que tanto contribuem para a promoção da saúde pública no Brasil”, justifica a vereadora.

Lenir de Assis comenta que cerca de 50 países já iniciaram a vacinação contra a covid-19, imunizando suas populações e combatendo a doença. “Dessa forma, esses países podem normalizar as suas atividades econômicas, educativas, culturais, entre outras”, afirma. “Outro fator que justifica essa ação é combater a disseminação de informação falsa que causa controvérsias acerca da eficácia da vacina.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade