Lenir de Assis marca os 90 anos do voto feminino no Brasil, na sessão da Câmara



Confira o discurso da vereadora na sessão da Câmara hoje.

"Hoje, 24 de fevereiro celebramos os 90 anos de conquista do voto feminino no Brasil. Um marco na democracia do país e, especialmente, na igualdade de gênero na política. 

Foram necessários 43 anos de luta de mulheres excepcionais até que finalmente todas nós fôssemos consideradas cidadãs com direito ao voto.  

Mulheres como Josefina Álvares de Azevedo, Leolinda Baltro, Bertha Lutz, que entre 1889 e 1932 ergueram esta bandeira e em vários momentos lideraram movimentos sufragistas pelo voto da mulher. Finalmente, em 1932, por meio de um decreto este direito nos é concedido, e é consolidado na Constituição de 1934. 

Destacamos Josefina, Leolinda e Bertha para celebrarmos as milhares de mulheres responsáveis por esta grande conquista. Não podemos nunca deixar de nominá-las e reconhecê-las, por isso comemoramos este dia relembrando muito brevemente esta trajetória, mas também firmando o compromisso de continuar a luta iniciada por elas.

Hoje, lutamos especialmente por igualdade na participação da mulher na política e contra a violência que sofremos tanto como candidatas quanto depois de eleitas.

Em outubro deste ano, seremos mais de 77 milhões votando. O país que tem a maioria do eleitorado brasileiro, 53%, formado por mulheres,  é o mesmo que ocupa a 142ª posição, entre 192 países, no ranking de participação política de mulheres.  E aqui, precisamos destacar a única mulher eleita no Brasil como presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). Este é um exemplo de como ainda temos muito o que avançar para conquistarmos a igualdade de participação na política.

E, quando eleitas, estamos sujeitas a vários tipos de violência cometidos por nossos pares. Muitas de nós ainda nem reconhecem a violência que sofrem.  Esta violência é considerada uma das causas da sub-representação das mulheres nos espaços de poder e de decisão e prejudica a democracia do nosso país."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade