Deputado Arilson Chiorato conhece projetos do Assentamento Eli Vive

Visita foi articulada pela vereadora Lenir de Assis ao assentamento, que tem 501 famílias assentadas e cerca de 3 mil moradores
O deputado Arilson e a vereadora Lenir de Assis.

A vereadora Lenir de Assis e o deputado estadual Arilson Chiorato, ambos do PT, visitaram hoje (dia 24) o Assentamento Eli Vive, na região rural de Londrina. Ambos foram recebidos pelo coordenador do assentamento, Edelvan Carvalho; Sandra Ferrer, a Flor, coordenadora Executiva da Associação das Mulheres Camponesas do assentamento; a administradora da Cooperativa Copacon, Lucimar da Anunciação de Oliveira; e o engenheiro agrônomo da Copacon, Valdemir Ferreira dos Santos.

As lideranças do assentamento lembraram que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está completando 30 anos no norte do Paraná. A ocupação da fazenda - onde hoje é o Eli Vive - ocorreu em 1991. À época, os moradores do local foram despejados com violência. Em 2009, houve nova ocupação e o reconhecimento do assentamento ocorreu em 2011. Em 2013, começou o processo de sorteio dos lotes. “Essa área, para nós, tem muita importância, porque simboliza a construção do MST no norte do Paraná”, comentou Edelvan Carvalho.
Edelvan Carvalho e Sandra Ferrer, a Flor: lideranças do MST.

O Assentamento Eli Vive tem 501 famílias assentadas com cerca de 3 mil moradores, que produzem, semanalmente, 22 toneladas de hortaliças. O maior comprador é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Estamos buscando aumentar [as vendas] para o mercado convencional, porque nossa produção é muito grande”, disse Edelvan Carvalho, que detalhou vários projetos.

Ele explicou que, a partir da Copacon, o objetivo é implantar a indústria de milho para produção de fubá, canjiquinha; de feijão; em estrutura no próprio assentamento. Hoje, o beneficiamento é feito por empresas terceirizadas. A capacidade da Copacon será de beneficiar 20 toneladas diárias. O milho produzido pelas famílias assentadas é livre de transgênico. “Por ano, nossa capacidade de produção é de 50 a 60 mil sacas de milho”, disse o engenheiro agrônomo, Valdemir Ferreira dos Santos.

Sandra Ferrer apresentou demandas ao deputado Arilson: construção de uma unidade básica de saúde (UBS), do prédio da escola estadual que funciona no assentamento, juntamente com a escola municipal. “São demandas necessárias para as famílias do assentamento”, reforçou Sandra Ferrer. “A presença do deputado, hoje, é importante para nós nessa luta.” A escola municipal tem 155 estudantes e a estadual tem 190. No final de abril, representantes da Prefeitura de Londrina estiveram no assentamento para falar do projeto de construção do prédio da escola municipal.
O deputado Arilson; a coordenadora Pedagógica Cleuza Geraldo Cardoso; 
e o diretor da Escola Municipal, José Carlos Lisboa.

O deputado Arilson Chiorato colocou-se à disposição da coordenação do Assentamento Eli Vive e disse que tem como encaminhar a demanda da UBS e da escola estadual, além de articular a demanda dos produtos da merenda escolar, via PNAE, juntamente com a bancada do PT na Alep. “Defendo o movimento, conheço lideranças do MST pelo estado e estou à disposição para contribuir com a estrutura do assentamento”, disse ele. “Parabenizo a coordenação e as famílias assentadas, ainda mais nesse momento de crise econômica e sanitária.”

A vereadora Lenir de Assis conhece as demandas do assentamento e tem atuado junto ao Executivo municipal para levar melhorias de infraestrutura, como instalação de lixeiras, coleta de lixo, instalação de parque infantil e de academia ao ar livre, além da construção dos prédios das escolas. “Defender melhorias no assentamento é garantir qualidade de vida para as famílias assentadas que produzem alimentos de qualidade, frutos da reforma agrária”, disse a vereadora.
A vereadora Lenir de Assis; o engenheiro agrônomo Valdemir dos Santos;
o coordenador do Eli Vive, Edelvan Carvalho; e o deputado Arilson.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade