Covid-19 revela desigualdade social e evidencia a condição da mulher

Reunião Pública, realizada ontem (dia 24), faz parte das comemorações do mês da mulher; tema foi debatido por mulheres em diferentes áreas

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Fiama dos Santos, afirmou que a pandemia de Covid-19 ressaltou as diferenças entre homens e mulheres e que há muito, ainda, que avançar para combater a desigualdade. “Ao longo dos séculos, sempre estivemos à margem, em posição de menor prestígio. A pandemia apenas evidenciou todas as desigualdades sociais e econômicas que, infelizmente, nos aflige e aflige ainda mais a população negra.”

Fiama dos Santos foi uma das debatedoras da Reunião Pública, realizada pela Comissão dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal. O evento foi realizado ontem (dia 24) e teve como tema “Mulheres na Liderança: alcançando um futuro igual em um mundo da Covid-19”. Segundo a vereadora Lenir de Assis, “para alcançar um futuro igual, precisamos saber o que nos divide no presente.”

Lenir de Assis destaca que as mulheres estão em todos os espaços. "Mas ainda muito a lutar e muito a conquistar". A vereadora ressaltou que o objetivo da reunião era abordar temas importantes para a vida das mulheres, potencializadas pelo momento atual da pandemia de Covid-19. Para ela, é preciso pensar estratégias para combater a desigualdade, repensar os modos de vida e de produção e valorizar a ciência.

Participaram também como palestrantes da reunião pública a conselheira municipal dos Direitos das Mulheres Marselle Nobre de Carvalho; a secretária da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Paraná, Eunice Tieko Miyamoto; a coordenadora do Grupo Endomulheres Londrina, Marian Trigueiros. 

O evento também teve a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Rosalina Batista; de Lisnéia Rampazzo, que representou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy; de Silvana Mariano, conselheira municipal dos Direitos das Mulheres e professora da área de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Londrina.

Fiama dos Santos, presidente do CMPIR.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade