Solidariedade, vigília, projeto de lei marcam o Dia Internacional da Mulher





                                                         

Contra o machismo, o racismo, a fome, o desemprego, a homofobia, foram desenvolvidas diversas atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher - 8 de março. A Frente Feminista de Londrina, junto com outros movimentos, o Assentamento Eli Vive - MST, o Projeto Amigas do São Jorge, a Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal, da qual Lenir de Assis (PT) é membro, grupo de mulheres vereadoras do PTParaná estiveram à frente destas ações. 

"Nosso mandato, cotidianamente, está presente nestas lutas, para as quais não podemos dar trégua", afirma a vereadora Lenir de Assis.


Veja um resumo do 8 de março:

Vigília contra machismo, racismo e capitalismo 



Na Concha Acústica, durante a vigília promovida pela Frente Feminista de Londrina, a vereadora Lenir de Assis falou sobre a perspectiva de mudança com as eleições deste ano. "O que está aí (governo federal, estadual) não nos serve e precisa ser extirpado da sociedade. Precisamos reafirmar nosso projeto de país sem fome, desemprego, machismo, racismo, homofobia."  Confira o vídeo acima.    





Solidariedade

Em ação do Assentamento Eli Vive,  no bairro São Jorge, em parceria com o projeto Amigas do São Jorge foram distribuídos 200 kits de alimentos e produtos de higiene para as mulheres.  “Nós, que estamos na roça, temos melhores condições de nos alimentar. As companheiras urbanas têm mais dificuldade de conseguirem alimento ainda mais depois que começou a pandemia”, diz a coordenadora do Eli Vive, Sandra Ferrer 





Vereadoras do PTParaná contra a violência

Em ação conjunta, vereadoras do PTParaná protocolaram, no dia 8 de março, Projeto de Lei que institui o Programa de Apoio às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar e em Situação de Vulnerabilidade Familiar.

"Vamos avançar em todo o Paraná com estruturas que atendam a proteção da mulher que sofre todo tipo de violência. Queremos tirar a mulher desta situação por meio da autonomia financeira", diz a vereadora Lenir de Assis (PT). 

Protocolaram o PL, as vereadoras Lenir de Assis, Carol Dartora, Cris Wainer, Professora Liliam,  Thays Bieberbach, Professora Terezinha, Gisselda Sauer.





Reflexão na Câmara

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal, da qual Lenir de Assis é integrante, convidou mulheres para falarem sobre "O desafio das mulheres na sociedade contemporânea."  

Participaram secretária Municipal de Política para as Mulheres, Liange Doy Fernandes; da juíza aposentada Zilda Romero, da Vara Maria da Penha; da economista Eva Benedita de Lima Passini, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia de Londrina; da pesquisadora Gilza Souza, doutoranda em Serviço Social e Política Social e representante dos estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).  

Estas mulheres trouxeram falas poderosas sobre os preconceitos vividos pelas mulheres negras e indígenas e sobre a presença feminina nos espaços de poder.






  








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade