Lei das SBN é importante medida para conservação de recursos hídricos

 


No Dia Mundial da Água, celebrado hoje, a ONG SOS Mata Atlântica divulgou dados que revelam que apenas 6,8% dos rios da Mata Atlântica do país possuem água de boa qualidade.  Outro dado, que embora de 2018 ainda é atual, a ser destacado é o da Organização das Nações Unidas (ONU): ara cada 100 pessoas do planeta, 26 não têm acesso à água potável de forma regular. Em 30 anos, esta será a condição de metade da população mundial. 

Os principais promotores deste cenário, de acordo com a ONU, são a intensificação do impacto das mudanças climáticas, o aumento da produção agrícola e industrial, o crescimento demográfico e o adiamento da tomada de decisões. Medidas locais são fundamentais para contribuir com a conservação dos recursos hídricos, da diversidade biológica e com o combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca.

Neste sentido, Londrina, ganhou a Lei 13341/2022, sancionada recentemente. De autoria da vereadora Lenir de Assis (PT), a lei institui as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) como instrumento de enfrentamento às mudanças climáticas.

As SBN são intervenções ambientais inspiradas e apoiadas pelas dinâmicas ecossistêmicas, que vêm sendo propostas a nível mundial como alternativa para alcançar os objetivos e metas relacionados à água da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estudos mostram a aplicabilidade das SBN como alternativa potencial para a conservação e a gestão integrada das águas no Brasil, podendo melhorar a disponibilidade e a qualidade deste recurso. Além de reduzir os riscos de eventos climáticos extremos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.