Lei das SBN é importante medida para conservação de recursos hídricos

 


No Dia Mundial da Água, celebrado hoje, a ONG SOS Mata Atlântica divulgou dados que revelam que apenas 6,8% dos rios da Mata Atlântica do país possuem água de boa qualidade.  Outro dado, que embora de 2018 ainda é atual, a ser destacado é o da Organização das Nações Unidas (ONU): ara cada 100 pessoas do planeta, 26 não têm acesso à água potável de forma regular. Em 30 anos, esta será a condição de metade da população mundial. 

Os principais promotores deste cenário, de acordo com a ONU, são a intensificação do impacto das mudanças climáticas, o aumento da produção agrícola e industrial, o crescimento demográfico e o adiamento da tomada de decisões. Medidas locais são fundamentais para contribuir com a conservação dos recursos hídricos, da diversidade biológica e com o combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca.

Neste sentido, Londrina, ganhou a Lei 13341/2022, sancionada recentemente. De autoria da vereadora Lenir de Assis (PT), a lei institui as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) como instrumento de enfrentamento às mudanças climáticas.

As SBN são intervenções ambientais inspiradas e apoiadas pelas dinâmicas ecossistêmicas, que vêm sendo propostas a nível mundial como alternativa para alcançar os objetivos e metas relacionados à água da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estudos mostram a aplicabilidade das SBN como alternativa potencial para a conservação e a gestão integrada das águas no Brasil, podendo melhorar a disponibilidade e a qualidade deste recurso. Além de reduzir os riscos de eventos climáticos extremos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade