A causa da mulher vítima de violência é de todos e de todas nós!







No Brasil, 45% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente.  Em todos os segmentos de suas vidas - casa, trabalho, escola, social - convivem com discriminação, assédio, desvalorização,  ataques físicos e morte. De acordo com dados da ONU, 70%  das mulheres no mundo, já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência.

No Brasil, tivemos avanços significativos na luta contra a violência à mulher, com a Lei Maria da Penha, criada no governo Lula. Esta Lei foi considerada pela ONU como uma das melhores do mundo sobre o tema.  Posteriormente, tivemos  a Lei do Feminicídio, do governo Dilma.  

Mas ainda há muito o que fazer.  E um dos pontos que precisamos avançar é a garantia de estruturas para denunciar e punir a violência, e garantir os serviços essenciais à mulher que sofre agressão, como acolhimento institucional, creches, assistência médica e psicológica, centros de Referência com profissionais capacitados e estabilidade remunerada no emprego.

A causa que marca o dia de hoje, não é apenas da mulher que sofre violência física, que é morta, discriminada no mercado de trabalho com subemprego e salários inferiores aos dos homens para um mesmo cargo, que é assediada. Esta é uma causa humanitária, de todos nós.

A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade