A causa da mulher vítima de violência é de todos e de todas nós!







No Brasil, 45% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente.  Em todos os segmentos de suas vidas - casa, trabalho, escola, social - convivem com discriminação, assédio, desvalorização,  ataques físicos e morte. De acordo com dados da ONU, 70%  das mulheres no mundo, já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência.

No Brasil, tivemos avanços significativos na luta contra a violência à mulher, com a Lei Maria da Penha, criada no governo Lula. Esta Lei foi considerada pela ONU como uma das melhores do mundo sobre o tema.  Posteriormente, tivemos  a Lei do Feminicídio, do governo Dilma.  

Mas ainda há muito o que fazer.  E um dos pontos que precisamos avançar é a garantia de estruturas para denunciar e punir a violência, e garantir os serviços essenciais à mulher que sofre agressão, como acolhimento institucional, creches, assistência médica e psicológica, centros de Referência com profissionais capacitados e estabilidade remunerada no emprego.

A causa que marca o dia de hoje, não é apenas da mulher que sofre violência física, que é morta, discriminada no mercado de trabalho com subemprego e salários inferiores aos dos homens para um mesmo cargo, que é assediada. Esta é uma causa humanitária, de todos nós.

A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.