Segurança alimentar e renda são temas de encontro online neste sábado

Evento, que será realizado das 9h às 11h, é uma realização do mandato da vereadora Lenir de Assis e do Partido dos Trabalhadores de Londrina

Foto: Assentamento Eli Vive.

"A alimentação adequada é um direito fundamental, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos demais direitos consagrados na Constituição. Em que pese o avanço normativo consagrado, que é dever do poder público adotar medidas de combate à insegurança alimentar, ainda há um descompasso quando se compara a previsão legal com a realidade.” A avaliação é da vereadora Lenir de Assis (PT), que participa amanhã (dia 15) do debate “O direito à segurança alimentar e à renda”.

O encontro é uma promoção do mandato da vereadora Lenir de Assis e do Diretório do PT de Londrina e ocorre a partir do projeto “Diálogos da Gente”, ação que pretende fomentar ideias e propostas em diversas áreas. O debate será realizado de forma remota, das 9h às 11h. A abertura do encontro será feita pela presidenta do PT de Londrina, Giane Souza e Silva.

Participam também como debatedores a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes e o coordenador do Movimento Sem Terra (MST) do Paraná, José Damasceno. O agrônomo e doutor em Agronomia Dimas Soares Junior vai comentar as ideias apresentadas pelos debatedores.

A vereadora Lenir de Assis protocolou na Câmara Municipal de Londrina, recentemente, quatro projetos de leis que visam a segurança alimentar no município. O foco dos projetos passa pelo enfrentamento à fome e o combate ao desperdício de alimentos. Para a vereadora, a proposta garante segurança aos estabelecimentos comerciais na doação e contribui para combater a fome na cidade.

O Brasil saiu do mapa da Fome das Nações Unidas em 2014, a partir de um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A organização analisou dois períodos para levantar dados da subalimentação no mundo: 2002 a 2013 e de 1990 a 2014. “Segundo os dados analisados, entre 2002 e 2013, caiu em 82% a população de brasileiros em situação de subalimentação. A organização aponta também que, entre 1990 e 2014, o percentual de queda foi de 84,7%.” A informação consta da página da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania.

No entanto, o Brasil está voltando ao Mapa da Fome. A vereadora Lenir de Assis cita o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Entre os anos de 2017 e 2020, cerca de “43,1 milhões de pessoas viviam em situação de insegurança alimentar no Brasil.” Com a pandemia de Covid-19, essa situação agravou-se ainda mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emenda da vereadora Lenir de Assis coloca segurança alimentar, saúde mental e erradicação do analfabetismo no Orçamento 2024

PL da vereadora Lenir de Assis determina 100% da alimentação escolar vinda da agricultura familiar

"Assumimos aqui os compromissos de combate à fome e defesa do MST", diz a vereadora Lenir de Assis na inauguração do Bosque da Solidariedade