Dom Geremias fala a vereadores sobre a Campanha da Fraternidade

O Arcebispo de Londrina participou, hoje (dia 23), da sessão da Câmara Municipal a convite da vereadora Lenir de Assis

A convite da vereadora Lenir de Assis, Partido dos Trabalhadores, o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, falou aos vereadores sobre a V Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. O tema dessa edição é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. A campanha, que em Londrina foi aberta no último sábado, é uma ação conjunta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

A vereadora Lenir de Assis ressaltou o papel de todas as igrejas na realização da Campanha da Fraternidade 2021, com o intuito de construir o diálogo. “O tema da edição 2021 toca na ferida que machuca a dignidade humana”, afirmou a vereadora. Para ela, é preciso aumentar a participação popular e social na política. “É com as políticas públicas que vamos promover ações para os que mais precisam, para quem tem sua dignidade ferida.” O requerimento da vereadora Lenir foi assinado pelas vereadoras Flávia Cabral e Sonia Gimenes, e pelos vereadores Ailton da Silva Nantes, Eduardo Tominaga, Thiago Henrique de Souza (o Chavão) e Matheus Thum.

Dom Geremias lembrou que a primeira edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000. Ele lembrou que há necessidade de retomar a vida em comunhão, buscando possíveis caminhos para a construção do diálogo e de pontes. “Estamos todos na mesma barca, que é a humanidade. Precisamos alcançar vias de humanidades maiores”, disse o arcebispo. “Não consigo entender como na polarização política atual, alguém defende a família e defende a liberação de armas. Não sei no que contribui a questão das armas.”

O religioso destacou os objetivos da campanha ecumênica, cujo texto-base aborda as violências cometidas contra populações vulneráveis, como mulheres, principalmente negras e indígenas e a população LGBTQIA+. O religioso criticou que muita violência na sociedade atual é praticada em nome de Deus, a partir do apego a doutrinas ou a questões individuais. “Precisamos ter atitude social para construir a paz, a esperança e, sobretudo, o amor”, disse Dom Geremias. “As violências [contra populações vulneráveis] podem ser vencidas.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Zelic, pesquisador que tornou públicas as violações do regime militar

GOVERNO LULA ENTREGA RESIDENCIAL ALEGRO VILLAGE PARA 144 FAMÍLIAS, NO JAMILE DEQUECH, E ANUNCIA MAIS 1.218 MORADIAS PARA LONDRINA, ALÉM DAS 1 MIL JÁ PREVISTAS.