Dom Geremias fala a vereadores sobre a Campanha da Fraternidade
O Arcebispo de Londrina participou, hoje (dia 23), da sessão da Câmara Municipal a convite da vereadora Lenir de Assis
A convite da vereadora Lenir de Assis, Partido dos Trabalhadores, o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, falou aos vereadores sobre a V Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. O tema dessa edição é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. A campanha, que em Londrina foi aberta no último sábado, é uma ação conjunta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
A vereadora Lenir de Assis ressaltou o papel de todas as igrejas na realização da Campanha da Fraternidade 2021, com o intuito de construir o diálogo. “O tema da edição 2021 toca na ferida que machuca a dignidade humana”, afirmou a vereadora. Para ela, é preciso aumentar a participação popular e social na política. “É com as políticas públicas que vamos promover ações para os que mais precisam, para quem tem sua dignidade ferida.” O requerimento da vereadora Lenir foi assinado pelas vereadoras Flávia Cabral e Sonia Gimenes, e pelos vereadores Ailton da Silva Nantes, Eduardo Tominaga, Thiago Henrique de Souza (o Chavão) e Matheus Thum.
Dom Geremias lembrou que a primeira edição da Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000. Ele lembrou que há necessidade de retomar a vida em comunhão, buscando possíveis caminhos para a construção do diálogo e de pontes. “Estamos todos na mesma barca, que é a humanidade. Precisamos alcançar vias de humanidades maiores”, disse o arcebispo. “Não consigo entender como na polarização política atual, alguém defende a família e defende a liberação de armas. Não sei no que contribui a questão das armas.”
O religioso destacou os objetivos da campanha ecumênica, cujo texto-base aborda as violências cometidas contra populações vulneráveis, como mulheres, principalmente negras e indígenas e a população LGBTQIA+. O religioso criticou que muita violência na sociedade atual é praticada em nome de Deus, a partir do apego a doutrinas ou a questões individuais. “Precisamos ter atitude social para construir a paz, a esperança e, sobretudo, o amor”, disse Dom Geremias. “As violências [contra populações vulneráveis] podem ser vencidas.”
Comentários
Postar um comentário